×
29 abril, 2021

5 ferramentas de gestão de tempo para você ser mais produtivo

Já sentiu a necessidade de organizar melhor o seu dia a dia para otimizar o seu tempo de trabalho e ter menos estresse? Ferramentas de gestão de tempo podem ajudar você a ter mais produtividade.

A nossa produtividade pode variar muito ao longo dos dias, e é um desafio mantê-la com mais constância, não é mesmo? Por isso, é importante contar com ferramentas de gestão de tempo para auxiliar na otimização do seu tempo e das suas atividades diárias. 

Por mais que a tecnologia seja bastante utilizada em momentos de lazer e entretenimento, ela também pode ser aproveitada para facilitar a rotina e organizar a vida tanto em trabalhos presenciais quanto no home office

Se você tem a sensação de não conseguir cumprir as suas tarefas a tempo de evitar a sobrecarga ou a pressão do prazo, o que reflete negativamente na sua qualidade de vida, é importante buscar soluções para melhorar o seu gerenciamento de demandas.

Ao ter o auxílio da tecnologia, você consegue focar nas tarefas a serem realizadas, separar prioridades e diminuir o estresse. Ao longo deste post, você descobrirá 5 ferramentas de gestão de tempo essenciais para ter mais produtividade. Boa leitura!

Por que utilizar ferramentas de gestão de tempo?

Às vezes, é comum ter a impressão de que adicionar mais ferramentas pode atrapalhar em vez de ajudar, devido ao tempo que é gasto para organizar suas tarefas em cada uma antes de iniciá-las, mas o que parece perda de tempo se transforma em ganho depois.

Ao listar as suas atividades, você consegue analisar o tempo gasto em cada uma delas, quais são as prioridades, como está o seu ritmo diário e o que você pode fazer para se organizar e obter mais acertos. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), os profissionais que estão realizando trabalho remoto, devido à pandemia de Covid-19, têm se queixado em razão da sobrecarga de trabalho: 34% deles estão exercendo suas atividades além das 8 horas diárias e 49% afirma que o ritmo de trabalho ficou mais acelerado no home office.

Sentir que está sobrecarregado ou pressionado a concluir as tarefas pode impactar o seu nível de produtividade e o alcance de seus objetivos mensais, então contar com o apoio de ferramentas de gestão de tempo é extremamente necessário para diminuir as dores de cabeça e melhorar os resultados do seu trabalho.

5 ferramentas de gestão de tempo para impulsionar sua produtividade

Agora que você já sabe a importância de contar com ferramentas próprias para ajudar no dia a dia de suas atividades, chegou a hora de conhecer as 5 melhores delas para entender quais são as que mais se adaptam às suas necessidades e, assim, ter mais praticidade e eficiência na rotina. Confira a seguir!

1.Toggl

Se você já teve a impressão de que o dia passou e você não fez nada ou se você não lembra a quais atividades se dedicou mais, o Toggl é uma ótima alternativa de ferramenta de gerenciamento de tempo.

Por meio dele, é possível gerenciar projetos e tarefas para analisar, com a precisão de gráficos e números, o tempo que você realmente gasta em cada um deles. Essa ferramenta também ajuda a identificar como a sua rotina pode se tornar mais eficaz.

2.Unroll.me

O e-mail faz parte do cotidiano da maioria dos profissionais que trabalham com a internet, e também pode influenciar na produtividade diária. O Unroll.me ajuda você a gerenciar os e-mails recebidos em sua caixa de entrada, rastreando as listas em que está cadastrado e permitindo a edição de suas preferências.

Dessa forma, é mais fácil se livrar dos e-mails indesejados, evitar gastar muito tempo procurando uma resposta, diminuir a quantidade de e-mails a serem abertos e ter um controle maior sobre as notificações.

3.Todoist

Fazer listas é um dos hábitos queridinhos de quem ama organizar todas as tarefas a serem concluídas de forma mais simples e prática, e o Todoist é perfeito para isso.

Além de manter você informado sobre os prazos de entrega de cada atividade, ele possui um layout bastante intuitivo, permitindo que você tenha uma ótima visão sobre o que precisa ser feito na semana e no mês. Além disso, ele também possui a opção de compartilhar os seus afazeres com outras pessoas da sua equipe.

4.Trello

Uma das ferramentas de gestão de tempo mais populares entre diversas empresas e profissionais autônomos, o Trello é uma ótima escolha para separar as suas tarefas entre pendentes, em desenvolvimento e finalizadas, utilizando a técnica kanban de forma bastante prática.

Ele também oferece opções de checklist, comentários, armazenamento de arquivos, compartilhamento de quadros com outras pessoas e notificações para lembrar você dos prazos estabelecidos.

5.Sistema de automação

Para otimizar o seu tempo e as demandas do seu trabalho e da sua empresa, aumentando também a produtividade de sua equipe, a melhor opção é investir em um software de gestão

Por meio desse sistema, é possível alavancar os seus resultados, obter mais acertos e, ainda, garantir diversos benefícios para o sucesso do seu empreendimento, como:

  • redução de falhas e prejuízos financeiros;
  • cumprimento de prazos e obrigações;
  • aumento do engajamento da equipe;
  • melhorias na comunicação interna e externa;
  • gestão de tempo e produtividade;
  • otimização das tarefas;
  • mais qualidade nos serviços oferecidos;
  • atração e fidelização de clientes;
  • geração de competitividade;
  • monitoramento dos processos;
  • análise de dados e métricas;
  • aumento de vendas e rentabilidade.

Viu só as vantagens que você pode adquirir com um sistema de gestão? E o melhor de tudo, todas as informações mais importantes em um só lugar para você e seus colaboradores poderem acessar de onde estiverem e a qualquer momento, facilitando o desempenho dos processos e resultados.

Utilizar ferramentas de gestão de tempo é apenas o começo de dias muito mais produtivos para o trabalho que você realiza. Agora nós queremos saber: quais dessas ferramentas são as opções que poderiam ajudar ainda mais a sua rotina? 

Comente aqui embaixo as ferramentas que você já utiliza, que vamos amar saber como você se organiza para indicar as melhores soluções para a sua empresa.

× Como posso te ajudar?