×
29 abril, 2022

Acessibilidade Digital: Saiba o que é, e qual a sua importância para o seu negócio

Já ouviu falar em acessibilidade digital? Esse tema se torna cada vez mais importante, visto que é necessário aumentar o número de pessoas com livre acesso a informações e serviços na internet. Saiba mais!

É verdade que a internet facilitou a vida de muitas pessoas, tornando mais rápido o processo de pesquisar informações e utilizar serviços à distância ao longo da rotina, mas já imaginou se você não conseguisse fazer isso por meio de poucos cliques?

Apesar de a rede já ter quebrado diversos obstáculos, mais de um bilhão de pessoas apresentam dificuldades para utilizar o meio online devido a algum tipo de deficiência. Dessa forma, será que você e sua empresa contribuem para tornar as informações mais acessíveis? 

Com o objetivo de transformar a internet em um lugar mais inclusivo, é cada vez mais importante pensar em formas de ampliar a acessibilidade digital. Prossiga na leitura deste artigo e entenda mais sobre esse assunto!

O que é acessibilidade digital?

O termo “acessibilidade digital” se refere ao processo de tornar ferramentas online, como sites e aplicativos, por exemplo, mais acessíveis a todas as pessoas, garantindo que os usuários consigam ter acesso às informações da mesma forma e de uma forma mais prática. Para isso, é preciso analisar alguns pontos, entre eles:

  • limitações de audição ou visão;
  • dificuldades de mobilidade ao utilizar o mouse ou o teclado;
  • acesso limitado a monitores com tamanho reduzido;
  • internet com baixa velocidade.

Ao atentar para essas características, a estrutura da página online da sua empresa deve ser executada com o intuito de incluir diversas pessoas, oferecendo uma navegação mais eficaz para ampliar a sua audiência, melhorar a acessibilidade da comunicação e aprimorar os processos e resultados da sua marca.

Por que investir em acessibilidade na sua organização?

Muito distante de ser apenas uma tendência passageira no meio online, a acessibilidade digital é uma necessidade cada vez mais crescente que pode gerar competitividade, aprimorar a imagem da sua empresa e fortalecer o seu valor no mercado, proporcionando mais credibilidade.

De acordo com o Decreto Federal nº 5.296 e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146), que foi sancionada, é preciso reforçar a acessibilidade a todos em páginas online.

Como aplicar a acessibilidade digital em suas páginas online?

Para incluir as boas práticas de navegação e conteúdo web no seu site e em todas as páginas online da sua empresa, é recomendável atentar para alguns cuidados básicos, como:

  • incluir legendas em vídeos;
  • adicionar alt text (descrição de imagens) em todas as imagens publicadas;
  • ter opções de texto e/ou áudio para publicações não textuais;
  • diversificar os conteúdos utilizados;
  • comunicar com clareza e empatia;
  • facilitar a navegação dos usuários;
  • revisar as páginas e fazer as devidas adequações para atender a diversas pessoas. 

A acessibilidade digital não é somente um conjunto de boas práticas para facilitar o acesso de usuários a informações e aprimorar o desenvolvimento da sua marca, mas é principalmente uma forma de se preocupar com as pessoas, apoiar a diversidade e inclusão, colocar esses valores em prática e se posicionar com mais responsabilidade na internet.

Esperamos que este artigo tenha inspirado você a pensar mais sobre esse assunto tão importante e necessário. Continue de olho em nosso blog para saber mais sobre empreendedorismo, inovação, tecnologia, vendas e marketing.

× Como posso te ajudar?