×
17 fevereiro, 2022

Você sabe o que é Internet das Coisas?

A Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT) está transformando o mercado e aumentando as oportunidades ao redor do mundo. 

Se você lembrar de como era a sua rotina há aproximadamente 10 anos, pode se assustar com a quantidade de novas ferramentas tecnológicas que foram adicionadas ao seu dia a dia. A tecnologia Internet das Coisas está sendo desenvolvida de forma cada vez mais rápida.

Esse termo se refere à interconexão digital de qualquer objeto físico com a rede mundial, como veículos, relógios, celulares, entre outros, facilitando a interatividade entre seres humanos e materiais. 

Neste artigo, você vai entender mais sobre o que é Internet das Coisas (IoT) e como ela pode impactar o cotidiano de diversas pessoas e organizações. Boa leitura!

O que é Internet das Coisas?

Como falamos há pouco, a Internet das Coisas é algo que permite a interatividade entre pessoas e objetos, por meio da internet, para transmitir informações e facilitar a rotina, atendendo a diversas necessidades.

Já imaginou ter uma geladeira que avisa quando um determinado alimento vai estragar? Isso seria um exemplo de como a Internet das Coisas pode contribuir no dia a dia das pessoas. Hoje já podemos contar com relógios que disparam alertas sobre o batimento cardíaco acelerado, indicando possíveis problemas no organismo.

Como essa tecnologia pode impactar a sua empresa?

Sabendo que a maioria das empresas já possui o objetivo de otimizar processos, o uso da Internet das Coisas pode gerar mais eficiência e antecipar soluções viáveis, reduzindo custos e melhorando a imagem da sua marca no mercado. 

Ao aproximar os mundos físico e digital, é possível melhorar a gestão de processos, o financeiro e o engajamento na organização, proporcionando benefícios essenciais, entre eles:

  • redução de falhas operacionais;
  • diminuição de perdas financeiras;
  • melhorias na comunicação com os clientes, parceiros e fornecedores;
  • práticas mais sustentáveis;
  • entendimento sobre o cenário atual;
  • elaboração de planejamentos mais assertivos;
  • mais segurança ao tomar decisões;
  • praticidade para monitorar tarefas;
  • aumento da produtividade da equipe;
  • otimização do gerenciamento de estoque.

Para obter essas vantagens, é preciso oferecer capacitações frequentes aos colaboradores; investir em ferramentas tecnológicas e canais digitais; contar com o devido suporte técnico e uma equipe de TI especializada; utilizar um bom banco de dados para organizar todos os recursos da empresa, e acompanhar as métricas sobre os clientes e as atividades do negócio.

O IoT tem um papel de extrema importância para o desenvolvimento do mercado e do mundo, melhorando os resultados de empresas de qualquer setor. E aí, você já utiliza a Internet das Coisas na sua organização? 

Continue de olho em nosso blog para acessar mais conteúdos sobre empreendedorismo, tecnologia e gestão de negócios.

 

× Como posso te ajudar?